Região Sul do Paraná cria Agência de Desenvolvimento Regional com apoio do Programa Paraná Produtivo

Com apoio da Secretaria do Planejamento do Paraná (SEPL), os municípios da região Sul participantes do Programa Paraná Produtivo, entre eles Irati e União da Vitória, criaram a Agência de Desenvolvimento Regional Sul (ADRSul). A assembleia de constituição ocorreu em São Mateus do Sul e a nova agência tem como objetivo levar recursos e projetos que promovam o desenvolvimento, a geração de emprego e renda nos municípios que integram a Região 7 do Paraná Produtivo.

Para o secretário do Planejamento, Ulisses Maia, a constituição da ADRSul representa um marco fundamental, pois fortalece a autonomia municipal e potencializa a capacidade das cidades de impulsionarem seu próprio desenvolvimento. Ele reafirmou o apoio integral da SEPL para auxiliar a agência e os municípios na captação de recursos e execução de projetos estratégicos.

Desde sua concepção, o Paraná Produtivo incentiva a criação dessas agências regionais para institucionalizar o trabalho dos Conselhos Gestores Regionais e garantir maior continuidade e autonomia às regiões. Para Daniela Schlogel, gestora do programa, a criação da ADRSul fortalece a governança regional e consolida o trabalho já em curso.

A agência conta com uma diretoria composta por presidente, vice, tesoureiro e secretário, além de um conselho fiscal com três membros titulares e três suplentes. A vice-presidente da ADRSul, Maria Salette Rodrigues de Mello, agradeceu o apoio recebido do governo estadual e da equipe envolvida na elaboração do estatuto e dos encaminhamentos para os projetos futuros.

A diretoria da ADRSul é formada por Ricardo Serpe de Lima (presidente, de São Mateus do Sul), Maria Salette Rodrigues de Mello (vice, de União da Vitória), Caroline Schorr Schick (secretária) e Wilson Luis Petisco (tesoureiro). O Conselho Administrativo inclui Rodrigo A. de Souza, Wilceu Leonarkzyk Kotrich, Carlos Roberto Chaves (São Mateus do Sul), Sandro Teixeira e Elio Weber. O Conselho Fiscal é composto por Daiane Scolaro, Cesar Giovani Colini (Sebrae), Josiane Sulte Wisniewski (titulares) e Josimar Grezelle Chitko, Ricardo Girotto, Gerson Luis Staniszewski (suplentes).

Vale destacar que essa não é a primeira agência criada pelos municípios no âmbito do Paraná Produtivo: em julho, foi criada a agência da região do Vale do Ivaí, e em setembro, a da região Norte Pioneiro. O Paraná Produtivo foi concebido para ajudar as regiões a identificar necessidades e potencialidades territoriais, trabalhando de forma integrada e colaborativa com o propósito de fomentar o desenvolvimento produtivo e reduzir desigualdades regionais.

A ADRSul abrange os seguintes municípios da Região 7 do Paraná Produtivo: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, Fernandes Pinheiro, General Carneiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, São Mateus do Sul e União da Vitória.

Irati, 28 de fevereiro de 2023 – Drone da cidade localizada na sudeste do Paraná.