Com apoio da Secretaria do Planejamento do Paraná (SEPL), os municípios da região Sul participantes do Programa Paraná Produtivo, entre eles Irati e União da Vitória, criaram a Agência de Desenvolvimento Regional Sul (ADRSul). A assembleia de constituição ocorreu em São Mateus do Sul e a nova agência tem como objetivo levar recursos e projetos que promovam o desenvolvimento, a geração de emprego e renda nos municípios que integram a Região 7 do Paraná Produtivo.
Para o secretário do Planejamento, Ulisses Maia, a constituição da ADRSul representa um marco fundamental, pois fortalece a autonomia municipal e potencializa a capacidade das cidades de impulsionarem seu próprio desenvolvimento. Ele reafirmou o apoio integral da SEPL para auxiliar a agência e os municípios na captação de recursos e execução de projetos estratégicos.
Desde sua concepção, o Paraná Produtivo incentiva a criação dessas agências regionais para institucionalizar o trabalho dos Conselhos Gestores Regionais e garantir maior continuidade e autonomia às regiões. Para Daniela Schlogel, gestora do programa, a criação da ADRSul fortalece a governança regional e consolida o trabalho já em curso.
A agência conta com uma diretoria composta por presidente, vice, tesoureiro e secretário, além de um conselho fiscal com três membros titulares e três suplentes. A vice-presidente da ADRSul, Maria Salette Rodrigues de Mello, agradeceu o apoio recebido do governo estadual e da equipe envolvida na elaboração do estatuto e dos encaminhamentos para os projetos futuros.
A diretoria da ADRSul é formada por Ricardo Serpe de Lima (presidente, de São Mateus do Sul), Maria Salette Rodrigues de Mello (vice, de União da Vitória), Caroline Schorr Schick (secretária) e Wilson Luis Petisco (tesoureiro). O Conselho Administrativo inclui Rodrigo A. de Souza, Wilceu Leonarkzyk Kotrich, Carlos Roberto Chaves (São Mateus do Sul), Sandro Teixeira e Elio Weber. O Conselho Fiscal é composto por Daiane Scolaro, Cesar Giovani Colini (Sebrae), Josiane Sulte Wisniewski (titulares) e Josimar Grezelle Chitko, Ricardo Girotto, Gerson Luis Staniszewski (suplentes).
Vale destacar que essa não é a primeira agência criada pelos municípios no âmbito do Paraná Produtivo: em julho, foi criada a agência da região do Vale do Ivaí, e em setembro, a da região Norte Pioneiro. O Paraná Produtivo foi concebido para ajudar as regiões a identificar necessidades e potencialidades territoriais, trabalhando de forma integrada e colaborativa com o propósito de fomentar o desenvolvimento produtivo e reduzir desigualdades regionais.
A ADRSul abrange os seguintes municípios da Região 7 do Paraná Produtivo: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, Fernandes Pinheiro, General Carneiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, São Mateus do Sul e União da Vitória.
