Um ousado assalto ao Museu do Louvre, em Paris, ocorreu neste domingo (19) e resultou no roubo de oito joias de valor inestimável. De acordo com a promotora de Paris, Laure Beccuau, os criminosos agiram com rapidez e precisão, conseguindo levar as peças em poucos minutos. Uma nona joia chegou a ser alvo da tentativa, mas acabou ficando para trás. O crime aconteceu na prestigiada Galerie d’Apollon, espaço que abriga algumas das joias mais preciosas do acervo do museu.
Entre os itens levados estava a coroa da imperatriz Eugénie de Montijo, esposa de Napoleão III, uma obra de arte em ouro adornada com 1.354 diamantes e 56 esmeraldas. A ministra da Cultura da França, Rachida Dati, confirmou que a coroa foi posteriormente recuperada nas proximidades do museu, mas apresentava danos. O famoso diamante Regent, uma das pedras mais valiosas do mundo e também exposto na mesma galeria, não foi alvo dos ladrões e permanece intacto no local.
As autoridades francesas iniciaram uma investigação para identificar os responsáveis pelo roubo, considerado um dos mais audaciosos já registrados no Louvre. As circunstâncias do crime ainda estão sendo apuradas, e as autoridades acreditam que os assaltantes agiram com informações precisas sobre o sistema de segurança do museu.